top of page

O trabalho na Metric Hand System compreende o exercício da arquitectura em diferentes vertentes: projectos

de urbanismo, edifícios de habitação, remodelação de espaços, interiores e exteriores, consultoria e acompanhamento

de obra. Com paixão pelo design, e o rigor do sistema métrico, entrega projetos que refletem o cliente e enriquecem

as comunidades. 

MÁRIO JORGE
DE SOUSA HENRIQUES

CEO. FOUNDER AND ARCHITECT 

MARIOO 1_edited.jpg

Formado em Arquitectura pela Universidade Lusíada, Mestrado em Metropolis Urbanismo e Cultura Urbana pela UPC - CCCB, em Barcelona, pós graduação em Leadership & Management no CEGE - ISEG, Lisboa.  Na sua carreira profissional trabalhou como Arquitecto projetista em Ateliers de Lisboa e Barcelona.

 

A componente de desenvolvimento de projeto e de design esteve sempre presente ao longo de todos os projectos que tenho tido oportunidade de participar, gerir e coordenar. O facto de ter no currículo tão diversos projectos para tão diversos clientes de escalas diferentes, faz-me sentir confiante e preparado para qualquer desafio. Dentro das suas inúmeras realizações, seguir gerindo uma equipa multidisciplinar com multi-projetos diferenciados, é um desafio constante e muito estimulante.

BRUNO 
FERREIRA

A
RCHITECT 

Bruno.tif

Frequência de Curso Académico de Arquitectura  na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL). Curso técnico de construção civil de nível III, desenhador Projectista. Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE). Experiência profissional em diversos gabinetes desde 1999. Desde 2007 na MHS, como desenhador, projectista, planeador e  gestor de obra.

Logo-METRIC-HAND-SYSTEM-clean.png
00 EXPERIS.jpg

MANPOWER EXPERIS
OFFICE

Gabinete para reuniões de recrutamento. Amoreiras, Lisboa. Ganhou um prémio POPAI Portugal Retail.

mhs_amoreiras_29.jpg
00 FINDMORE.jpg

FINDMORE OFFICE

A_Findmore-Mythos_02.jpg

Escritório da sede da empresa tecnológica FindMore, num edifício de escritórios no centro
do Parque das Nações, em Lisboa.

EMBAIXADA CHINA.jpg
01.1_Entrada.jpg

EMBAIXADA
DE PORTUGAL NA CHINA

2017-03-20 21.24.46.jpg
ICONE LOREAL.jpg

Tecnologia, Usabilidade e Conteúdo, os vectores por detrás da criação da sala e.Beauty LAB. Fornecer uma gestão digital interna para as marcas L'Oréal e formar as suas equipas digitais, é o objetivo a atingir.

BW 10 ICONE ARTE DECO2.jpg

SAMPAIO E PINA 36

Localizado na zona alta de Lisboa, junto ao Parque Eduardo VII e a um passo do Marquês de Pombal e da Avenida da Liberdade, este edifício tem a localização privilegiada. Este imponente edifício foi construído em 1936, distingue-se pelas suas linhas circulares, retas estilizadas e assimétricas, rigor geométrico e influências do construtivismo, futurismo, cubismo e da Art Nouveau.

Edificio_Art-Deco-Lisboa_00.jpg
fabrica_04.jpg
Icones-portfolio-Metric_2_B&W.jpg

ARMAZÉM LOGÍSTICO
E FÁBRICA

O projeto é definido por um pavilhão industrial com 4635 m2 de área de construção total, com o propósito de criar uma plataforma logística e de produção em um único espaço.

Icones-portfolio-Metric_1_B&W.jpg

Situado numa encosta do Miradouro de Nossa Senhora do Monte. É um edifício urbano, integrado na zona de influencia da capela de Nossa Senhora do Monte. 

20efdbda2bd90f9e29a91cab2d68b991_edited.

CASA SENHORA
DO MONTE

IMG_0054.JPG
Icones-portfolio-Metric_3_B&W.jpg

HOTEL SPA
CALDAS DA CAVACA

A área de intervenção situa-se numa zona de vale com encostas graníticas. A aproximação ao conjunto edificado faz-se por uma única estrada de acesso que serpenteia pelo vale até que nos aproximamos da área construída no nível mais baixo. O conjunto edificado é caracterizado pelos edifício da antiga albergaria, implantados a meia encosta e paralelamente aos muros de pedra que definem as várias plataformas que vencem a colina. 

15897087269_f30734f951_b (1).jpg
Icones-portfolio-Metric_6_B&W.jpg

A intervenção a realizar centra-se em duas atitudes distintas: a recuperação da casa existente e consequente adaptação ao conteúdo programático e funcional pretendido, e por outro lado a ampliação e construção de um novo edifício num terreno murado existente na proximidade.

Icones-portfolio-Metric_4_B&W.jpg
HotelTipo mAQUETE DIGITAL2.jpg

HOTEL
A PROCURA DE DONO

A proposta para este edifício tem em si o princípio de integração nas condições naturais da topografia e um enquadramento do programa do hotel com as suas várias valências integradas.

BW 04 ICONE REABILITAÇÃO DO CASTELO DE ARRAIOLOS_edited.jpg

REABILITAÇÃO DO CASTELO DE ARRAIOLOS

Recriar hábitos de habitabilidade tanto na população local como nas pessoas que ali são levadas por outro símbolo de Arraiolos: os tapetes. 

© LuisPina
BANDA ARMADA 01.jpg
Icones-portfolio-Metric_8_B&W.jpg

REABILITAÇÃO
E PROPOSTA
BANDA DA ARMADA

Vencedor do 1º prémio do concurso. A intervenção a realizar destina-se à remodelação e ampliação do Edifício da Banda da Armada localizado em Alcântara, Lisboa.

Icones-portfolio-Metric_9_B&W.jpg

CAPELA
RESIDÊNCIAS SÉNIOR

13•178_ResidênciaSéniorVilaSol PB.jpg
EUROPAN11.jpg
Icones-portfolio-Metric_7_B&W.jpg

EUROPAN 11

A ideia da Smart City foi conduzida em torno do design para a inovação social, sustentabilidade e criação de um espaço para o desenvolvimento de estilos de vida urbanos criativos.

VFX-01PB.jpg
00 ICONE VFX B.jpg

VFX PAVILHÃO MULTIUSOS

Uma proposta para o Parque Urbano de Vila Franca de Xira apresenta dois momentos marcantes no território: a Praça de Touros a nordeste, um volume cilíndrico, e o Pavilhão a sudoeste, uma caixa translúcida pura. 

Icones-portfolio-Metric_10_B&W.jpg

EMBRAER : ESCOLA DE FORMAÇÃO PARA
A AERONÁUTICA-IEFP 

O conjunto edificado, promovido pelo IEFP, situado na localidade de Évora. Este projecto define como base a criação de três corpos edificados de raiz, num sistema modelar e pré-fabricado, com dois pisos de nível.

F10.jpg
bottom of page